13 outubro 2009

Produção

Nesta tarde, estava visitando o blog de um grande amigo meu. Neste blog li uma postagem muito interessante sobre tempo e suas relatividades. Não foi uma teoria física, apesar de ele estar se tornando um grande físico, mas a postagem teve uma abordagem filosófica. Confiram o post dele no link AQUI.

Lendo esta postagem me veio à cabeça um tema sobre produção do ser humano. Muitas vezes falei sobre tristeza e felicidade, mas todos estes sentidos estão relacionados também a nossa produção. O homem tem a necessidade de produzir, contribuir com algo para a sociedade. Se não o fizer, com certeza a estrutura psíquica será abalada conforme o tempo.

O ser humano já desde sua infância percebe que suas produções beneficiam de alguma forma com as pessoas ao redor. Por exemplo: quando a criança faz sua caquinha no vasinho, ela fica tão contente que chama á todos para contemplar a sua obra. E todos á elogiam por sua atitude. Começa por ai. Ao perceber que o que ela faz impressiona as pessoas, cada vez mais ela vai buscar essa atenção.

Se não houver produção em nossas vidas, será mais complicado evitar frustrações o que vai ocasionar tristeza.

Saber que a produção é necessária para conquistar momentos felizes não determinará que a pessoa seja feliz. A felicidade é a combinação de vários fatores na vida, por exemplo: estabilidade financeira, amorosa, social, etc...

É preciso lembrar que: produzir ajuda em muito para a nossa estabilidade psíquica, mas o excesso de produção ocasionará uma futura tristeza. Tema que abordarei em outra oportunidade.

4 comentários:

J.Soares disse...

Todo ser humano precisa de atenção de outros para sobreviver, e quanto mais se tem, mais se quer... a atenção em si é reforçadora para o desejo de mais atenção!
Acredito que o ser humano produza pra tentar preencher uma coisinha chamada, satisfação pessoal... que alguns concebem como felicidade. Pra mim, são coisas distintas. A satisfação pessoal é alcançável... já a felicidade, é uma eterna busca!
Gostei do texto...
se puder, dá uma passada: http://planetabandonado.blogspot.com/

Unknown disse...

Ótimo blog . É de blogueiros assim que a REDE VIRTUAL precisa .

Lua- Eu Crio Moda disse...

AAAAA E VERDAD
E TM GNT Q OCUPA SEU TEMPO COM UMA PÁ D COISA(TIPO EU)
E SE OCUPA AT NAO PODER MAIS,E SE NAO TIVER NADA PRA FAZER ARRUMA
ISSO TBM NAO É SAUDAVEL

Inez disse...

Produzir é também a capacidade de realizar que é uma necessidade psicológica básica de todo ser humano, sentir-se capaz de realizar.

Deixe seu recado