27 abril 2011

Pensamentos positivos.

As vezes imagino como vai ser minha velhice, o final da minha vida. Não sei certamente quantas pessoas estarão comigo, nem sei se minha esposa no futuro também estará. Confesso que tenho medo do que virá, mas o final não me atormenta, pois será respondida a pergunta que mais me intriga, o que há além daqui. Mas o que quero falar não é sobre assuntos sobrenaturais, não mesmo.

Vendo hoje meu avô paterno, tão fraquinho e cansado, me fez refletir um pouco. De fato devemos aproveitar a nossa vida, obviamente com responsabilidade, respeitando o próximo e tentando ao máximo ser a melhor pessoa possível, para si e para com as pessoa. Mas há um momento em que acaba, como tudo na vida, e que tipo de legado vou deixar? Serei um grande músico, serei um grande psicólogo? Ou até mesmo no meio do caminho vou ser algo totalmente oposto, mas terei feito boas ações? Terei sido bom filho, bom irmão, bom amigo...? Serei lembrado por alguém como uma pessoa que fez a diferença? Serei uma pessoa feliz por ter tido uma vida feliz? Viverei feliz com uma esposa que eu ame e que me ama de mesma forma? Serei um bom marido? Serei um bom pai? Meus filhos sentirão orgulho de mim? Meus netos lembrarão de mim com carinho? Meus bisnetos conhecerão minha história?

Pensando tão a frente, da uma sensação de paz, e me mostra que posso mudar meu futuro, me mostra que posso ser feliz da maneira que eu quero e que nada pode me impedir. Não quero dizer que vou fazer tudo que é besteira, ir a festas adoidado me drogar... mas sim fazer a diferença, viver, não resmungar, não maltratar, não ser ruim. Me amar, amar, sonhar, concretizar sem medos. Ter minha família para sempre, ter meus amigos para sempre, não ter vergonha de dizer: amo todos vocês e sou sortudo por terem sido parte da minha vida e por fazer parte de suas. O destino é nós que fizemos, e Deus nos mostra como fazermos da melhor maneira. Se estamos tristes, não é ruim, é apenas um sinal de que estamos fazendo algo errado, e basta sermos sinceros com nós mesmos para concertar o erro. Não é fácil, e por isso vai desistir? Aceita a derrota?

Abraço a todos.                                                                                              

12 abril 2011

Poema do Garoto Morto

Nascido do silêncio, silêncio cheio de si

Um concerto perfeito, meu melhor amigo
Muito pelo que viver, muito pelo que morrer
Se ao menos meu coração tivesse um lar

Cante o que você não pode dizer
Esqueça o que você não pode tocar
Apresse-se para se afogar em lindos olhos
Caminhe dentro de minha poesia, essa música agonizante
Minha carta de amor para ninguém

Nunca suspire por um mundo melhor
Ele já está composto, representado e dito
Todo o pensamento, a música que escrevo
Tudo o que desejo para a noite

Escrito para o eclipse, escrito para a virgem
Morto pela beleza, aquele no jardim
Criou um reinado, alcançou o conhecimento
Falhou em se tornar um deus

Nunca suspire por um mundo melhor
Ele já está composto, representado e dito
Todo o pensamento, a música que escrevo
Tudo o que desejo para a noite

"Se você ler essas linhas, não lembre-se da mão que a escreveu
Lembre-se apenas do verso, o choro sem lágrimas do compositor
Por quem eu tenho dado a força e isso se tornou a minha própria força.
Moradia confortável, colo da mãe, chance para a imortalidade
Onde ser querido se tornou uma emoção que eu nunca conheci
O doce piano escrevendo minha vida"

"Ensine-me a paixão, pois temo que ela tenha partido
Mostre-me o amor, proteja-me da tristeza
Há tanto que eu gostaria de ter dado àqueles que me amam
Eu sinto muito
O tempo dirá (esse amargo adeus)
Eu não vivo mais para envergonhar nem a mim, nem a você

E você... Desejaria não sentir mais nada por você..."

Uma alma solitária...
Uma alma do oceano...

Tuomas Holopainen

01 abril 2011

Autoconhecimento

Poucas vezes paramos para questionar quem somos e como somos de verdade. Há sempre facilidade de julgar as pessoas ou avaliar de forma a discernir quem podemos amar ou não. Então é este o ponto importante para amar uma pessoa? O quanto a conhecemos? Tem muita lógica ou você já amou uma pessoa que não conhece? Onde quero chegar:

Para que possamos amar alguém é preciso a conhecermos muito bem de mesma forma que, para nos amarmos precisamos ter autoconhecimento, conhecendo-nos criaremos a auto-estima.  Quando a auto-estima está baixa surge alguns “sintomas” como: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar, ser aprovada, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é.
 
Em algum momento de nossa vida, adquirimos um bloqueio impedindo que percebamos aquilo que gostamos em nós, pois podemos ser rotulados de presunção, esnobismo, egocentrismo, por isso a maioria das pessoas tem muito mais facilidade em apontar seus próprios defeitos e dificuldades.  Assim como avaliamos os pontos positivos e negativos de uma pessoa, devemos fazer o mesmo com nós mesmos e sermos completamente sinceros nessa avaliação, pois assim podemos mudar aquilo que nos incomoda e nos faz sofrer e valorizar aquilo que gostamos em nossa personalidade. Caso tenha se identificado com o problema, talvez você esteja precisando aumentar seu autoconhecimento, conseqüentemente elevando a auto-estima.

Você pode fazer um exercício:

  • Escreva dez coisas que você gosta em si mesmo(a).
  • Depois escreva dez coisas que você não gosta em si mesmo(a) ou que gostaria de mudar.
  • Qual lista foi mais fácil de completar?


Continuando o exercício:

  • Observe as listas. Coloque um "i" nas características internas, ou seja, que dependam apenas de você reconhecê-las. E um "e" nas características externas, que dependam da opinião de outras pessoas.

  • Ao fazer o sinal (i ou e), o que você percebe? Há um equilíbrio entre eles ou você tende mais para um lado?


 Se as características externas estiverem em maioria, você dependera demais das pessoas, dependera demais da opinião delas, e quando sua felicidade depende de outra pessoa, ficara facilmente manipulável, dependendo muito mais da aprovação de outros, e nunca de você.  Seu valor estará sempre nas mãos de outra pessoa, precisando delas sempre, lutando incansavelmente por aprovação, por não conhecer e admitir seus valores.  Tudo isso baixará sua auto-estima e você se sentirá incapaz de continuar e abandonará seus sonhos e objetivos.

O mais importante para se obter o autoconhecimento é ser sincero consigo mesmo, avaliando minuciosamente todos os seus aspectos positivos e negativos, não deixando de observar a lista de características internas e externas que acabou de fazer.

Seus valores não podem depender de outra pessoa nem de seu externo, o nosso valor está sempre invisível aos olhos, a beleza é um cartão de visita, seus valores internos farão que você se ame e assim facilitara que ame outras pessoas e elas amem você. Lembre-se só amamos aquilo que conhecemos, se você não se conhece, nunca se amará.




Deixe seu recado